Métodos Ágeis

Preço

Preço

Ordenar por:

Métodos Ágeis: o que são e como aplicá-los em projetos

Métodos ágeis são abordagens para a gestão de projetos que priorizam a entrega de valor ao cliente em curtos períodos. Eles surgiram como uma alternativa ao modelo tradicional de desenvolvimento em cascata e têm sido amplamente usados em empresas.

Ao aprender sobre os métodos ágeis, é possível melhorar a eficiência, a qualidade e a entrega de valor, podendo aumentar a satisfação do cliente e o sucesso do negócio!

Para conhecer um pouco mais sobre as principais abordagens, acompanhe conosco e saiba o que esperar dos livros sobre métodos ágeis que você encontra no Grupo A!

Scrum

Existe uma relação entre métodos ágeis e scrum, à medida que esta é uma abordagem popular que visa o desenvolvimento das tarefas de forma rápida.

Ele tem ciclos de trabalho como base, chamados de sprints, que duram de uma a quatro semanas, onde as equipes focam na entrega das tarefas definidas no início do ciclo.

Uma das práticas mais importantes aqui é a realização diária de reuniões curtas, chamadas de “Daily Scrum”, que ajudam a manter a equipe alinhada e a identificar possíveis obstáculos.

Para aplicá-lo em um projeto, é importante definir uma lista de demandas para o primeiro período. Em seguida, o time deve estabelecer uma rotina para as reuniões (as diárias, as de planejamento e de análise). 

Além disso, é recomendado que o time tenha uma visão clara das metas e dos resultados esperados a curto e longo prazo.

Kanban

O Kanban é um método que visa a melhoria contínua dos processos de trabalho, somado à máxima eficiência e entrega de valor.

Ele usa uma visão do fluxo de trabalho, geralmente representado em um quadro com colunas que representam as etapas. Cada tarefa é representada por um cartão e pode ser movida entre as colunas conforme o progresso.

Para usar este conceito, é importante estabelecer as etapas e colunas do quadro, bem como os limites que representam a capacidade máxima de trabalho em cada fase.

É importante também que a equipe use métricas para identificar o que pode ser aperfeiçoado no processo.

Lean

Lean é uma abordagem que se concentra em maximizar o valor entregue minimizando o desperdício.

Ela visa eliminar atividades que não agregam ao produto/serviço final, aumentando a eficiência do processo, tendo a eliminação do desperdício como base, gerando ainda o aumento de produtividade e a melhoria contínua.

Para aplicar em projetos, basta identificar as atividades que estão sendo feitas, analisar cada uma delas e avaliar se são realmente necessárias para o sucesso do projeto ou se podem ser eliminadas.

Outra prática comum é a utilização de indicadores para medir o desempenho do processo. Estes ajudam a encontrar problemas e oportunidades de melhoria, permitindo que a equipe ajuste o processo em tempo real.

Os métodos ágeis são uma abordagem flexível para a gestão de projetos, tendo a melhoria contínua e o feedback constante como base para alcançar bons resultados.

Seu uso tem se tornado cada vez mais comum em empresas e é fundamental para quem deseja gerar destaque em mercados competitivos.