A Sala de Aula Digital
  • A Sala de Aula Digital
  • A Sala de Aula Digital
  • A Sala de Aula Digital
  • A Sala de Aula Digital
  • A Sala de Aula Digital
  • A Sala de Aula Digital

A Sala de Aula Digital

Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo, On-Line e Híbrido

Editora: Grupo A Selo: Penso

Autor: Fausto Camargo , Thuinie Daros

  • A Sala de Aula Digital
    Formato Impresso
    de R$ 75,00 por R$ 60,00 3x de R$ 20,00 sem juros
  • A Sala de Aula Digital
Ganhe 5% de Cashback = RS 00,00
Saiba mais sobre nosso programa de Cashback
Aprofunde seus estudos!

Aproveite nossos materiais complementares para aprofundar os estudos.

ver material
complementar

LIVRO IDEAL PARA

Professores da educação básica ao ensino superior. Alunos de graduação e pós-graduação de cursos de licenciatura.

SOBRE O LIVRO

A transformação digital da sala de aula é inevitável – vivemos novos tempos, novas formas de pensar e, consequentemente, de ensinar e de aprender. No livro A sala de aula digital, Fausto Camargo e Thuinie Daros reúnem 42 estratégias pedagógicas pautadas em metodologias ativas que auxiliarão os professores – da educação básica ao ensino superior – a renovarem suas salas de aula digitais ou híbridas.

Resumo

O amplo acesso dos estudantes a informações por meio da internet coloca aos professores o desafio de desenvolver novas competências e habilidades, pois apenas ensinar conteúdos já não faz sentido. Habilidades como pensamento crítico e criatividade são cada vez mais essenciais, sendo fundamental uma prática pedagógica pautada na educação ativa e cada vez mais on-line e híbrida. No livro A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido, também disponível no formato e-book, os professores Fausto Camargo e Thuinie Daros abordam aspectos relevantes da educação na atualidade e apresentam mais de 42 estratégias pautadas em metodologias ativas e voltadas para salas de aula digitais e on-line.

Referência

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021. 185 p.

Informações técnicas

Impresso

Formato 16X23 cm

Páginas 208

ISBN 9786559760015

Ano 2021

eBook

Páginas 208

ISBN 9786559760022

Ano 2021

Sumário

Apresentação
Prefácio
Como organizamos este livro

PARTE I - A sala de aula digital
Capítulo 1. A sala de aula digital
Capítulo 2. A mudança no papel do professor na aprendizagem digital
Capítulo 3. Aprendizagem visível na sala de aula digital
Capítulo 4. O uso de rubrica aliado à estratégia ativa de aprendizagem
Capítulo 5. Desafios e perspectivas da sala de aula digital

PARTE II - Estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo, on-line e híbrido
Estratégia 1. Aprendendo com a opinião dos colegas
Estratégia 2. Aprendizagem baseada em jogos
Estratégia 3. Aprendizagem baseada em investigação ou questionamento
Estratégia 4. Aprendizagem gamificada
Estratégia 5. Aprendizagem total
Estratégia 6. Atividade ativa com infográfico
Estratégia 7. Atomizar
Estratégia 8. Autoavaliação no ensino virtual
Estratégia 9. Avaliação por pares no ensino virtual
Estratégia 10. Blog
Estratégia 11. Brainstorm digital
Estratégia 12. Capa de revista
Estratégia 13. Debate e argumentação com aplicativos de interação imediata
Estratégia 14. Desafios imersivos
Estratégia 15. Digital storytelling (histórias digitais)
Estratégia 16. Entrevista remota com especialistas
Estratégia 17. Expedições a museus virtuais
Estratégia 18. Fórum invertido
Estratégia 19. Gestão da aprendizagem com Kanban
Estratégia 20. Glossário virtual
Estratégia 21. Go and win (Vá e vença)
Estratégia 22. Interagindo com QR Code
Estratégia 23. Let’s talk
Estratégia 24. Mapa mental virtual
Estratégia 25. Meu avatar
Estratégia 26. Peer review
Estratégia 27. Pocket learning
Estratégia 28. Podcast
Estratégia 29. Portfólio digital
Estratégia 30. Projeto digital
Estratégia 31. Quadro da inspiração digital
Estratégia 32. Quadro virtual de análise de fatores
Estratégia 33. Quebra-cabeça com QR Code
Estratégia 34. Quiz game
Estratégia 35. Rotação por estações em ambientes virtuais
Estratégia 36. Storyboard
Estratégia 37. Talk show
Estratégia 38. Team-based learning no ensino híbrido
Estratégia 39. Timeline virtual
Estratégia 40. Video based learning
Estratégia 41. Webquest
Estratégia 42. Youtuber

O que vem por aí
Referências

AMOSTRA

Receba parte do conteúdo gratuitamente.

Material complementar

PROFESSOR

Utilize nossos recursos pedagógicos complementares para enriquecer o conteúdo em sala de aula.
Cadastre-se ou faça login como professor para fazer download do conteúdo.

ESTUDANTE

Aproveite nossos materiais complementares para aprofundar os estudos.

Avaliações

Baseada em 0 avaliações

Avalie e comente

Nenhum cliente avaliou esse produto ainda!

Avalie e comente