Design instrucional na prática
Autor: Andrea Filatro
Aproveite nossos materiais complementares para aprofundar os estudos.
complementar
Resumo
O notável crescimento da educação a distância nos últimos anos trouxe um desafio para todos os envolvidos nessa revolução: planejar, desenvolver e implementar cursos voltados especificamente para o aprendizado eletrônico. Esse desafio torna-se mais complexo por exigir o desenvolvimento e a aplicação de competências totalmente diferentes das requeridas pelo modelo presencial tradicional – competências estas regidas pela área de design instrucional. O livro tem como objetivo ajudar o leitor a entender o que é design instrucional e seu papel na criação de um curso on-line. Para tanto, apresenta o processo de elaboração passo a passo e mostra como ele trabalha para unir educação, tecnologia, comunicação e gestão em um único campo do conhecimento. Além disso, a fim de ser um verdadeiro guia, destaca todos os aspectos do design instrucional em um curso on-line. Assim, tópicos como construção de roteiros e storyboards, designs de conteúdos multimídia, de interação e de ambiente virtual ganham vida por meio de exemplos práticos e dicas valiosas. Dirigido para todos que estão ou que pretendem estar envolvidos com educação a distância, esta obra é indispensável na estante daqueles que estão conectados com o mundo e que acreditam nas infinitas potencialidades do aprendizado eletrônico.
Informações técnicas
Impresso
Formato 17X24 cm
Páginas 192
ISBN 9788576051886
Ano 2008
Sumário
Parte I – Visão geral do design instrucional
Capítulo 1. Conceitos e fundamentos do design instrucional
Capítulo 2. Design instrucional para o aprendizado eletrônico
Parte II – Processo do design instrucional
Capítulo 3. O modelo Addie e o design instrucional fixo, aberto e Contextualizado
Parte III – Práticas de design instrucional
Capítulo 4. Análise contextual
Capítulo 5. Design de unidades de aprendizagem
Capítulo 6. Especificação em design instrucional: roteiros e storyboards
Capítulo 7. Design de conteúdos multimídia
Capítulo 8. Design de interface humano-computador
Capítulo 9. Design da interação
Capítulo 10. Design de ambientes virtuais
Capítulo 11. Design de feedback e avaliação
Parte IV
Capítulo 12. Questões econômicas relacionadasao design instrucional
Bibliografia
Índice remissivo
Material complementar
Utilize nossos recursos pedagógicos complementares para enriquecer o conteúdo em sala de aula.
Cadastre-se ou faça login como professor para fazer download do conteúdo.
Aproveite nossos materiais complementares para aprofundar os estudos.
- Manuais para o aluno ACESSE