Aprendizagem Digital
Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional
Autor: Daiana Garibaldi da Rocha , Marcos Andrei Ota , Gustavo Hoffmann
LIVRO IDEAL PARA
Gestores de IES, docentes, curadores, designers instrucionais, tutores.
SOBRE O LIVRO
No cenário atual, de relações cada vez mais mediadas pelas tecnologias digitais, as possibilidades na área de educação se ampliam, sendo natural a dúvida sobre quais os melhores caminhos a seguir. O livro Aprendizagem digital: curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional reúne discussões e exemplos reais que poderão auxiliar os profissionais – gestores, docentes, curadores, designers instrucionais, tutores – nessas escolhas.
Resumo
Curadoria de conteúdo, trilhas de aprendizagem, competências digitais, o papel das equipes multidisciplinares, ferramentas para impulsionar a aprendizagem e práticas inovadoras são alguns dos tópicos abordados no livro Aprendizagem digital: curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional, organizado por Daiana Garibaldi da Rocha, Marcos Andrei Ota e Gustavo Hoffmann. Escrita por profissionais com larga experiência no mercado de educação nacional e internacional, esta obra, também disponível no formato e-book, apresenta discussões e exemplos reais que poderão auxiliar as instituições de ensino superior (IES) no desenvolvimento e na operacionalização de cursos a distância (EAD) e na implementação de salas de aula inovadoras.
Referência
ROCHA, D. G.; OTA, M.; HOFFMANN, G. (org.). Aprendizagem digital: curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. Porto Alegre: Penso, 2021.
Informações técnicas
Impresso
Páginas 160
ISBN 9786581334147
Ano 2021
eBook
Formato ePub
Páginas 160
ISBN 9786581334154
Ano 2021
Sumário
Capítulo 1. Os impactos da transformação digital no contexto educacional brasileiro
Capítulo 2. Práticas pedagógicas inovadoras: novos desafios
Capítulo 3. Caminhos para um ensino disruptivo: o caso do Educações em Rede
Capítulo 4. Ensinar no síncrono e no assíncrono
Capítulo 5. Curadoria: elemento importante na construção de projetos educacionais inovadores
Capítulo 6. Competências digitais docentes para curadoria de conteúdo
Capítulo 7. Personalização, gamificação e as trilhas de aprendizagem
Capítulo 8. Ferramentas para impulsionar a aprendizagem virtual
Capítulo 9. O design da aprendizagem ativa e os espaços de aprendizagem
Capítulo 10. Equipes multidisciplinares e gestão de indicadores