Computação Gráfica e Processamento de Imagens
Autor: Roni Francisco Pichetti , Carlos Alberto Cenci Junior , João Victor da Silva Alves , Paulo Henrique Lixandrão Fernando , Pedro Alexandre Nery Prestes , Thiago Raposo Milhomem de Carvalho
LIVRO IDEAL PARA
Alunos de graduação em Engenharia de Software.
SOBRE O LIVRO
No livro Computação gráfica e processamento de imagens, você vai encontrar uma abordagem detalhada sobre os conceitos matemáticos e algorítmicos da computação gráfica, o que vai lhe permitir modelar computacionalmente qualquer objeto do mundo real.
Resumo
A computação gráfica é muito utilizada em diversas áreas, como nos softwares de desenho assistido por computador e na produção de filmes e jogos. O processamento paralelo, as placas gráficas de última geração e a velocidade de armazenamento e de recuperação de dados permitem que esse ramo seja cada vez mais explorado. Neste livro, Computação gráfica e processamento de imagens, o leitor vai conhecer as diversas técnicas matemáticas que ajudam a representar computacionalmente qualquer objeto do mundo real da forma mais fiel possível.
Referência
PICHETTI, R. F. et al. Computação gráfica e processamento de imagens. Porto Alegre: SAGAH, 2022.
Informações técnicas
eBook
Formato ePDF
Páginas 166
ISBN 9786556903088
Ano 2022
Equipe técnica
Gustavo Siqueira Vinhal, Mestre em Ciência da Computação
Cristiani de Oliveira Dias, Doutora em Informática na Educação
Adriana Neves dos Reis, Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas
Sabrina Assmann Luckë, Mestra em Ambiente e Desenvolvimento
Sumário
Introdução a computação gráfica
Algoritmos de rasterização
Transformações geométricas
Sistemas de projeção
Gráficos 2D e 3D
Câmera virtual
Objetos e cenas tridimensionais
O processo de renderização
Textura em objetos 3D
Serrilhado (aliasing)
Sombreamento