Estudos de Literatura
Drama
Autor: Debbie Mello Noble , Francisco de Souza Gonçalves , Manoela Wilhelms Wolff , Luara Pinto Minuzzi , Renan Cardozo Gomes da Silva , Alessandra Bittencourt Flach , Caroline Costa Nunes Lima
Resumo
Ler um texto dramático é uma experiência diferente de ver um texto representado, ou de participar de sua representação. Mas que diferença é essa, ou como explica-la? Dizem teóricos que o teatro é drama para o palco. Nesse sentido, é possível questionar uma distinção que parece comum entre a literatura e o teatro. A literatura em geral é entendida como uma experiência mais individual, enquanto a arte dramática é experiência coletiva. Porém, o texto dramático, antes de ser representado, é lido tanto individual como coletivamente. E o teatro? Será que, para existir, é necessário sempre, no mínimo, um ator, um espectador e um autor? Essas e outras perguntas são cruciais para o estudo do drama, visto não apenas como um texto literário, mas também como arte encenável. Neste livro, você poderá refletir sobre todas essas questões, sobre os cruzamentos entre diferentes artes e os pontos em que se distanciam. Sabe-se que uma das prováveis origens do drama vem de sua conexão inicial com a religião, ou o ritual religioso. Vem dessa ligação histórica, ainda, a definição do drama como experiência e criação coletivas. Com o passar do tempo, a função social dessa arte se modifica. Porém, vários de seus elementos, como a possibilidade do jogo, permanecem vivos. Outros conceitos, pensados na Grécia antiga por filósofos como Aristóteles, também continuam presentes nos debates acerca do teatro. É o caso da catarse, uma libertação, ou purificação, que se daria através da identificação do espectador com as ações representadas no palco. Ainda assim, no teatro moderno, almejam-se efeitos opostos, por vezes, como o da dissociação, em que seria possível observar a ação de um personagem sem identificar-se, contextualizando-a, além disso, em um meio social. Assim, este livro procura expor momentos importantes da história do teatro ocidental e do desenvolvimento do drama, suas transformações e inovações ao longo do tempo. A partir da discussão de tópicos como autoria, espaço, gênero, narrativa e modernidade, você poderá avaliar diversas definições e divisões da arte dramática e da literatura, assim como posicionamentos sobre sua função, ou seu papel, e suas relações com a sociedade, a cultura e a política. Dessa forma, partiremos de exemplos de dramas de diversas nacionalidades, como a inglesa, a americana, a francesa e a alemã, chegando ao Brasil e à leitura e interpretação do que se produz no presente. Cada dimensão citada, seja relacionada à linguagem do drama ou a sua relação com o contexto em que é produzido ou consumido, integra esta área de estudos, e é fundamental para que se possa ler literatura e frequentar o teatro com uma postura crítica, questionadora. Nessa trajetória, a cada capítulo você poderá se posicionar como leitor e crítico de drama, estabelecendo comparações entre obras e pensando o mundo criado por elas.
Informações técnicas
eBook
Formato ePDF
Páginas 252
ISBN 9788595028814
Ano 2019
Equipe técnica
Gabriela Semensato Ferreira, Doutora e Mestra em Letras – Literatura Comparada. Graduada em Letras.
Sumário
O teatro e a literatura dramática ao longo da história
O texto dramático: linguagem e estrutura
A tragédia grega e a composição do trágico: Édipo Rei, de Sófocles
A composição da comédia e da tragicomédia
Do teatro grego ao teatro latino
Principais dramaturgos do Renascimento europeu
O Renascimento em Shakespeare: Hamlet e a tragédia moderna
O drama francês dos séculos XVII e XVIII
O drama romântico em língua portuguesa
O teatro épico de Bertolt Brecht
O teatro da crueldade e o teatro do absurdo
O teatro norte-americano no século XX
Transformações do drama brasileiro moderno
Nelson Rodrigues e o texto dramático no Brasil
Dramaturgia de autoria feminina
Análise de textos dramáticos contemporâneos