O Olho do Fotógrafo
Composição e Design para Fotografias Digitais Incríveis
Autor: Michael Freeman
Aproveite nossos materiais complementares para aprofundar os estudos.
complementar
LIVRO IDEAL PARA
Estudantes de fotografia e demais aficionados pelo tema.
SOBRE O LIVRO
Resumo
O Olho do Fotógrafo é um livro que aborda o design como fator mais importante na criação de uma imagem fotográfica de sucesso. A habilidade de enxergar o potencial para uma imagem forte e depois organizar os elementos gráficos em uma composição atraente e eficiente sempre foi crucial no ato de fotografar, segundo o autor Michael Freeman.
O autor demonstra que a fotografia digital trouxe um aspecto novo e motivador ao design, por sua resposta rápida e suas possibilidades de edição, e isso teve um efeito profundo no modo como os fotógrafos fazem suas fotos.
Essencial para fotógrafos modernos, o livro O Olho do Fotógrafo explora todas as abordagens de composição e de design tradicionais e, principalmente, trata de técnicas digitais como a costura de imagens e a imagem HDR, que usam novas tecnologias para ampliar as possibilidades do meio sem comprometer a visão do fotógrafo.
Referência
FREEMAN, M. O olho do fotógrafo: composição e design para fotografias digitais incríveis. Porto Alegre: Bookman, 2012. 192p.
Informações técnicas
Impresso
Formato 23.6X25.5 cm
Páginas 192
ISBN 9788540701298
Ano 2012
Equipe técnica
Sumário
Livro: O Olho do Fotógrafo
Autor: Michael Freeman
Capítulo 1: O quadro da imagem
Dinâmica do quadro
Formato do quadro
Costura e extensão
Recorte
Preenchendo o quadro
Posicionamento
Dividindo o quadro
Horizonte
Quadros dentro de quadros
Capítulo 2: Design básico
Contraste
Percepção da gestalt
Equilíbrio
Tensão dinâmica
Figura e plano
Ritmo
Padrão, textura, muitos
Perspectiva e profundidade
Peso visual
Olhar e interesse
Conteúdo, fraco e forte
Capítulo 3: Elementos gráficos e fotográficos
Ponto único
Muitos pontos
Linhas horizontais
Linhas verticais
Linhas diagonais
Curvas
Linhas dos olhos
Triângulos
Círculos e retângulos
Vetores
Foco
Movimento
Momento
Óptica
Exposição
Capítulo 4: Compondo com luz e cor
Chiaroscuro e chave
A cor na composição
Relações entre cores
Cores dessaturadas
Preto e branco
Capítulo 5: Intenção
Convencional ou desafiador
Reativo ou planejado
Documental ou expressivo
Simples ou complexo
Claro ou ambíguo
Retardo
Estilo e moda
Capítulo 6: Processo
A busca da ordem
Caçando
Estudo de caso: monge japonês
Repertório
Reação
Antecipação
Exploração
Retorno
Construção
Justaposição
Fotografias juntas
Pós-produção
Sintaxe
Índice
Bibliografia