O Programador Pragmático
De Aprendiz a Mestre
Autor: Andrew Hunt , David Thomas
LIVRO IDEAL PARA
Programadores.
SOBRE O LIVRO
Resumo
O Programador Pragmático ilustra as melhores práticas e as principais armadilhas do desenvolvimento de software. Destinado a todos envolvidos com programação, de codificadores iniciantes a programadores experientes e gerentes responsáveis por projetos de software, apresenta lições simples que promovem rápidas melhorias na produtividade pessoal, precisão e satisfação profissional.
Informações técnicas
Impresso
Formato Digital cm
Páginas 344
ISBN 9788577807000
Ano 2010
eBook
Formato ePDF
Páginas 344
ISBN 9788577807345
Ano 2010
Equipe técnica
Henrique J. Brodbeck, Professor do Instituto de Informática da UFRGS.
Tradução:
Aldir José Coelho Corrêa da Silva.
Sumário
Capítulo 1. O gato comeu meu código-fonte
Capítulo 2. Entropia de software
Capítulo 3. Sopa de pedras e sapos cozidos
Capítulo 4. Software satisfatório
Capítulo 5. Sua carteira de conhecimentos
Capítulo 6. Comunique-se!
Parte 2. Uma Abordagem Pragmática
Capítulo 7. Os males da duplicação
Capítulo 8. Ortogonalidade
Capítulo 9. Reversibilidade
Capítulo 10. Projéteis luminosos
Capítulo 11. Protótipos e notas post-it
Capítulo 12. Linguagens de domínio
Capítulo 13. Estimando
Parte 3. As Ferramentas Básicas
Capítulo 14. O poder do texto simples
Capítulo 15. Jogos de shell
Capítulo 16. Edição avançada
Capítulo 17. Controle do código-fonte
Capítulo 18. Depurando
Capítulo 19. Manipulação de texto
Capítulo 20. Geradores de código
Parte 4. Paranoia Pragmática
Capítulo 21. Projeto por contrato
Capítulo 22. Programas mortos não contam mentiras
Capítulo 23. Programação assertiva
Capítulo 24. Quando usar exceções
Capítulo 25. Como balancear recursos
Parte 5. Seja Flexível
Capítulo 26. A desvinculação e a Lei de Deméter
Capítulo 27. Metaprogramação
Capítulo 28. Vinculação temporal
Capítulo 29. Apenas um modo de ver
Capítulo 30. Quadros-negros
Parte 6. Enquanto Você Está Codificando
Capítulo 31. Programação baseada no acaso
Capítulo 32. Velocidade do algoritmo
Capítulo 33. Refatoração
Capítulo 34. Código que seja fácil de testar
Capítulo 35. Assistentes do mal
Parte 7. Antes do Projeto
Capítulo 36. O abismo dos requisitos
Capítulo 37. Resolvendo problemas impossíveis
Capítulo 38. Não antes de você estar pronto
Capítulo 39. A armadilha das especificações
Capítulo 40. Círculos e setas
Parte 8. Projetos Pragmáticos
Capítulo 41. Equipes pragmáticas
Capítulo 42. Automação onipresente
Capítulo 43. Testando incansavelmente
Capítulo 44. Tudo se resume a escrever
Capítulo 45. Grandes expectativas
Capítulo 46. Orgulho e preconceito
Apêndice A. Recursos
Sociedades profissionais
Construindo uma biblioteca
Recursos da Internet
Bibliografia
Apêndice B. Respostas dos Exercícios
Índice